procurar casa de repouso

Chegou a Hora de Procurar uma Casa de Repouso? Descubra 5 sinais

Pensar em hospedar um pai, mãe ou sogro (a) em uma casa de repouso muitas vezes parece algo distante, um plano para o futuro, algo que “um dia” poderá ser necessário. Para muitos, essa decisão surge como uma ideia remota, como se sempre houvesse mais tempo para que esse momento chegasse.

No entanto, conforme o tempo passa, o avanço da idade pode começar a trazer limitações que impactam a rotina do idoso. Aquelas tarefas diárias, antes feitas com facilidade, agora exigem esforço e até geram dificuldades. As atividades básicas de higiene, organização da casa e cuidados pessoais podem se tornar desafiadoras, sinalizando que talvez seja hora de buscar apoio.

Diante dessas mudanças, reunimos neste texto alguns sinais que podem indicar que é hora de considerar a busca por uma casa de repouso para seu pai, mãe, sogro ou sogra. Nossa abordagem é suave, pois cada situação é única e envolve uma decisão pessoal e cuidadosa.

Afinal, a decisão de escolher uma casa de repouso é um verdadeiro ato de amor e cuidado, oferecendo ao idoso a segurança, bem-estar e o acolhimento que ele merece.

5 sinais que chegou a hora de procurar uma casa de repouso

Aqui estão os sete sinais que indicam que é hora de considerar uma casa de repouso para idosos:

1. Saúde em Declínio Progressivo

Se o estado de saúde do seu ente querido está se deteriorando dia após dia, isso pode ser um alerta importante. Doenças crônicas afetam cerca de 70% dos idosos brasileiros, sendo que 40% deles tem ao menos uma, enquanto que 29,8% tem duas ou mais – segundo o Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos Brasileiros (Elsi-Brasil), realizado pelo Ministério da Saúde (MS) em conjunto com o Instituto Oswaldo Cruz (FioCruz).

Caso você observe um agravamento em uma doença crônica (como diabetes, hipertensão, bronquite, asma, etc), pode ser que a assistência especializada de uma casa de repouso faça bem para a saúde de seu pai, mãe ou sogro(a).

Uma boa casa de repouso conta com equipe de enfermagem 24h, além de cuidadores que vão garantir o uso correto de medicações e outros tratamentos.

Além disso, as casas de repouso top de linha também tem acompanhamento médico mensal com médico geriatra. Ele vai acompanhar de perto a evolução da saúde do hóspede e garantir que todos os exames sejam realizados com a frequência correta.

2. Mudanças na Higiene Pessoal

Se você notou alterações na higiene pessoal do idoso — como mau cheiro, cabelo oleoso e desarrumado ou unhas sujas e quebradiças — isso é motivo de preocupação. A falta de higiene pode indicar autonegligência.

O Manual MSD de Serviços Médicos define autonegligência como:

“A autonegligência é a incapacidade ou falta de vontade dos adultos vulneráveis de suprir suas próprias necessidades básicas, comprometendo assim seu bem-estar. Pode incluir ignorar a higiene pessoal, não pagar contas, não manter a integridade ou a limpeza da casa, não obter ou preparar alimentos (levando à desnutrição), não procurar atendimento médico para sintomas potencialmente graves, não seguir prescrições, não tomar medicamentos (prescritos ou de venda livre) incorretamente e não comparecer a consultas de acompanhamento.

Outros sinais de autonegligência incluem:

  • Recusa em tomar medicamentos ou má administração dos mesmos;
  • Sinais de perda de peso, desnutrição ou desidratação;
  • Falta de alimentos adequados ou presença de alimentos estragados em casa;
  • Condições de vida insalubres: lixo dentro de casa, restos de comida, muita bagunça;
  • Correspondências e contas acumuladas;
  • Falta de serviços básicos em funcionamento, como água e luz.

Esses sinais exigem atenção, pois a autonegligência é um fator de risco para mortalidade precoce entre idosos. Ela pode facilitar acidentes domésticos e também o agravamento rápido de alguma doença. Caso você observe este tipo de sinal, fique atento para começar a procurar uma casa de repouso.

3. Isolamento Social

Assim como a autonegligência, o isolamento social é um fator de risco para a mortalidade precoce. Idosos com poucos laços sociais, que vivem sozinhos ou têm dificuldades de mobilidade, podem se isolar devido a suas circunstâncias.

O isolamento está associado ao declínio cognitivo, doenças crônicas e até demência, podendo agravar problemas de saúde como pressão alta, câncer e doenças cardiovasculares.

Segundo este estudo da UNB, sinais de isolamento incluem retraimento, perda de interesse em higiene pessoal, má alimentação e condições de vida inadequadas. Caso este seja o caso, a casa de repouso pode trazer uma nova perspectiva para a vida da pessoa, que terá a oportunidade de fazer novos amigos e estimular o lado social.

4. Dificuldade de locomoção e preocupações com quedas

Se o idoso apresenta dificuldade em se locomover pela casa ou demonstra sinais de esquecimento e desorientação, pode ser que ele já não esteja seguro vivendo sozinho.

Segundo o Manual MSD, “cair, principalmente várias vezes, aumenta o risco de lesões, hospitalização e morte, em idosos que estão fragilizados e com comorbidades preexistentes (p. ex., osteoporose) e déficits nas atividades da vida diária (p. ex., incontinência).”

Quedas são a principal causa de lesões fatais e traumatismos cranianos, representando uma preocupação significativa de segurança.

As boas casas de repouso são equipadas com sistemas de detecção de quedas: por exemplo, existem sensores que avisam aos cuidadores que o hóspede está indo ao banheiro e precisa de ajuda, ou que está se movimentando por uma rota diferente e pode precisar de atenção. Dessa forma, eles ficam muito mais bem cuidados e bem protegidos!

5. Dificuldade para organizar a alimentação

Você observa problemas para realizar tarefas diárias, como preparar comida? Ele ou ela só tem alimentos prontos ou lanches na casa, sem alimentos frescos?

A falta de uma boa alimentação é muito perigosa na terceira idade. Preparar uma boa comida demanda tempo e energia, o que faz com que muitos idosos – especialmente caso morem sozinhos – acabem neglienciando a boa alimentação. Para completar, nem sempre eles tem familiaridade com o uso dos aplicativos de delivery de comida, dificultando ainda mais a situação.

Boas casas de repouso contam com cardápio preparado sob orientação de nutricionista, produtos orgânicos, 6 refeições diárias e até chefs de cozinha. Isso garante uma alimentação variada, nutritiva e regular.

Caso este seja o caso observado, considere procurar uma casa de repouso e garantir uma alimentação de primeira qualidade para seu pai, mãe ou avós!

Conclusão: quando procurar uma casa de repouso?

Identificar os sinais que indicam a necessidade de mais cuidado para um ente querido pode ser desafiador, mas é um passo importante para garantir sua saúde e segurança. Em muitos casos, o cuidado especializado de uma casa de repouso pode oferecer o suporte ideal, promovendo não apenas bem-estar físico, mas também um ambiente de acolhimento, onde ele possa viver com conforto e tranquilidade.

Lembre-se de que a decisão de buscar uma casa de repouso é, acima de tudo, uma demonstração de amor e responsabilidade. Ao escolher essa opção, você está assegurando que seu ente querido receba o carinho e a atenção que merece, em um lugar onde profissionais dedicados estarão ao lado dele, ajudando-o a viver essa fase da vida com dignidade, segurança e alegria.

Conte com a ajuda do Escolha Sênior!

Aqui no Escolha Sênior temos diversos conteúdos sobre como escolher a casa de repouso ideal para você mesmo ou um ente querido. Vamos relembrar aqui alguns dos recursos que são obrigatórios em uma boa casa de repouso:

  1. Segurança 24h;
  2. Equipe médica especializada em idosos – geriatria;
  3. Serviço de enfermagem 24h;
  4. Acompanhamento pscicológico;
  5. Oferece boas opções de alimentação, com refeiçoões nutritivas e bem preparadas;
  6. Terapias complementares: aulas, cursos;
  7. Bons espaços de convivência, para socialização;
  8. Espaço ao ar livre e com contato com a natureza;
  9. Quartos/apartamentos espaçosos que proporcionem uma experiência de casa para os hospedados.

Este checklist  é um bom ponto de partida para iniciar sua busca por uma boa casa de repouso, seja ela temporária ou não. Ao iniciar sua pesquisa, pergunte sobre esses pontos. Lembre-se também de perguntar para seu familiar que será hospedado se ele ou ela gostariam de algum outro recurso específico e veja quais instituições podem atendê-lo.

O Escolha Sênior é um projeto que ajuda neste difícil momento de escolha de uma casa de repouso. Caso você precise de ajuda especializada, fale conosco.

Leia mais: conheça as melhores casas de repouso de Luxo de São

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *